HOME  |   LEGISLAÇÃO  |   DOCUMENTOS  |   A CARTILHA  |   O CONSELHO  |   REUNIÕES  |   CONTAT@

Plenária 173ª Sessão Ordinária do Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou a primeira sessão plenária de 2020. A Secretária Executiva, Gerusa Machado, recebeu com boas vindas os conselheiros municipais, distritais e locais de saúde presentes, profissionais de saúde e demais participantes. Aproveitou para convidar os conselheiros a participarem das comissões permanentes do CMS e das reuniões dos Conselhos Locais de Saúde.

Participantes
Estiveram presentes 18 entidades representadas, que equivale a 56% das 32 cadeiras do CMS. Foram 21 conselheiros entre titulares e suplentes que participaram da plenária. (Ao final desta matéria está disponível a relação dos conselheiros presentes, ausentes e faltas justificadas).

1. Aprovação da ata de nº 172
2. Apresentação do Relatório Prestação de Contas do 3º Quadrimestre 2019
3. Apresentação do Alô Saúde
4. Informes e entrega documentos Conselhos Distritais
5. Informes gerais
6. Sugestão de Pontos de Pauta para a próxima Sessão Plenária de nº. 174, em 31 de março de 2020

Desenvolvimento dos trabalhos
PRESTAÇÃO DE CONTAS SMS | 3ª QUADRIMESTRE DE 2019
Os conselheiros analisaram a prestação de contas dos recursos financeiros e ações em saúde da Secretaria Municipal de Saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2019. A Prestação de contas já havia sido analisada em partes, na reunião da Comissão de Acompanhamento de Orçamento e Finanças (CAOF) e pela Câmara Técnica (CT), ambas reuniões realizadas em fevereiro e sem um indicativo para apresentar à plenária.

Os diretores, gerentes e assessores de diversas áreas fizeram suas apresentações acerca das ações desenvolvidas no último quadrimestre de 2019. Ao final, os conselheiros fizeram perguntas e colocações principalmente sobre o tempo prolongado das apresentações, a falta de objetividade nas apresentações e perguntas sobre como se dará a contratação dos novos profissionais concursados. Não houve tempo suficiente para a respostas às questões apresentadas e ficou decidido a votação da aprovação ou não aprovação na próxima sessão plenária ordinária, a realizar-se no dia 31 de março de 2020.

PROGRAMA ALÔ SAÚDE
Por fim, a SMS apresentou com o programa “Alô Saúde”. Foram mostrados dois vídeos institucionais sobre como se dará na prática o atendimentos aos usuários. Também foi esclarecido o objetivo do programa e demais informações relevantes.

CONSELHOS LOCAIS E DISTRITAIS DE SAÚDE
Os conselhos apresentaram demandas que deverão ser encaminhadas para as áreas e diretorias da SMS responsáveis para resolução e para emissão de resposta oficial aos conselhos. A plenária acompanhará os desdobramentos das demandas apresentadas nas próximas reuniões do pleno por meio de relatório atualizado elaborado pela Secretaria Executiva.

A plenária deliberou:
- a aprovação da ata da 172ª sessão plenária do CMS;
- que as perguntas acerca da prestação de contas não respondidas serão encaminhadas para a SMS trazer as respostas na próxima plenária, de março de 2020;
- a votação da aprovação ou não aprovação da prestação de contas da SMS do terceiro quadrimestre de 2019 para a próxima plenária; e
- 5 Conselhos Locais de Saúde apresentaram demandas devidamente documentadas que serão encaminhadas à gestão para providências.

Confira os documentos e apresentações realizadas na 173ª Sessão Plenária (clique para abrir)
Ata aprovada da 172ª plenária do CMS
Prestação de Contas 3° Quadr. 2019 | Recursos Financeiros
Prestação de Contas 3° Quadr. 2019 | Ações em Saúde
Prestação de Contas 3° Quadr. 2019 | Relatório Detalhado
Apresentação Alô Saúde

Minha Figura.....Minha Figura

Relação dos Conselheiros Municipais
CONSELHEIROS PRESENTES
1. Carlos Alberto Justo da Silva, Secretário Municipal de Saúde.
2. Edenice Reis da Silveira, Secretaria Municipal de Saúde
.....Daniela Baumgart de Liz Calderon, Secretaria Municipal de Saúde (Suplente)
3. Márcio Ishihara Furtado, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Suplente)
4. Marino Tessari, Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Suplente)